quinta-feira, 23 de abril de 2009

Technology Clipping - Edição 133 - 24 Abril 2009

EDIÇÃO 133  - 24 Abril 2009      Editor: Abigar Junior

Microsoft foca em pequenas empresas 

Mercado de PCs deve encolher 11,5% 

Tecnologia movimentou R$ 205,9 bi no Brasil Conteúdo exclusivo para assinantes e usuários cadastrados no Mercado Competitivo

Empresa lança primeiro celular com TV analógica homologado pela Anatel  Conteúdo exclusivo para assinantes e usuários cadastrados no Mercado Competitivo

Portabilidade plena completa 1 mês com quase 1 milhão de pedidos  

"Cérebro eletrônico" estreou no Brasil em 1962 Conteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo

Dinossauro da TI, mainframe chega à era da virtualização Conteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo

Pesos-pesados se unem a ação contra Microsoft na Europa Conteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo

Carros sem fios. Conteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo

Oracle comprará Sun por US$ 7,4 bi Conteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo

Microsoft e Yahoo mantêm negociação 

O instante é a continuidade do tempo, pois une o tempo passado ao tempo futuro.

Aristóteles
Grego. Filósofo.
(384 - 322 a.C.)


DESTAQUE

Carros sem fios.




MICROSOFT FOCA EM PEQUENAS EMPRESAS
Reuters 02/04/2009   
REF: Empresas Software

 
A Microsoft lançou no dia 1º de abril um novo conjunto de servidores para companhias de pequeno porte, reduzindo suas ofertas existentes para atacar um dos segmentos de computação que cresce mais rápido.

A maior companhia de software do mundo lançou os produtos para o mercado de pequenas empresas em um momento em que a concorrência introduz alternativas de código aberto e mais baratas servidores Windows, relativamente mais caros.

A nova linha de produtos da Microsoft, denominada Windows Server 2008 Foundation, pode acomodar até 15 usuários e custará menos de US$ 1 mil a combinação de hardware e software, informou a companhia. Um servidor é essencialmente um computador poderoso que fornece serviços para outros computadores. Um consultório médico, por exemplo, pode usar um servidor para permitir aos funcionários compartilhar arquivos, acessar os mesmos programas ou manter um site.

Preço. Analistas reconhecem que o mercado de servidores para produtos custando menos de US$ 1 mil cresceu quatro vezes mais rápido do que qualquer outra variação de preço de servidores comparáveis equipados com um único processador.

A nova oferta da Microsoft é uma versão mais simplificada da família de produtos Windows, que normalmente fica além das condições margem de preço de pequenas empresas. A Microsoft afirmou que o Windows Server 2008 Foundation será vendido já instalado em máquinas vendidas por fabricantes de computadores como Acer, Dell, Hewlett-Packard e IBM. Os fabricantes de computadores estabelecerão os preços para seus produtos, que podem variar de acordo com o país.

MERCADO DE PCS DEVE ENCOLHER 11,5%
Reuters 02/04/2009   
REF: Empresas Hardware - Contexto Sócio-Econômico

A indústria de computadores do Brasil deve sofrer retração de 11,5% em 2009, segundo levantamento feito pela empresa de pesquisa do mercado de tecnologia IDC. "O esforço estará concentrado em recuperar a confiança do consumidor, afinal não será fácil convencê-lo a assumir uma dívida em tempos de incerteza econômica", disse Luciano Crippa, analista responsável pelo estudo.
 
No ano passado, o mercado brasileiro de computadores cresceu 10,6%, totalizando 11,8 milhões de unidades vendidas, contra 10,6 milhões em 2007. O desempenho de 2008 poderia ser sido ainda melhor não fosse a crise econômica e a restrição de crédito, principalmente entre outubro e dezembro, que limitaram as vendas no setor, afirmou o analista.
 
O segmento de notebooks foi o que apresentou o melhor desempenho em 2008, mais que dobrando o volume vendido em relação ao ano anterior. Já as vendas de netbooks somaram apenas 100 mil unidades, o equivalente a cerca de 3% do mercado de notebooks, segundo a IDC.
 
"O volume ainda é baixo, com poucos fabricantes em cena, mas este cenário deve mudar neste ano e o mercado deve dobrar de tamanho até 2010", prevê Crippa. Os bons números seriam alavancados por uma licitação já em andamento de 150 mil máquinas para o segmento educacional. "Uma vez que a aceitação será cada vez maior entre os usuários domésticos, poderemos ter grandes surpresas neste mercado nos próximos dois anos", afirmou Crippa.

TECNOLOGIA MOVIMENTOU R$ 205,9 BI NO BRASILConteúdo exclusivo para assinantes e usuários cadastrados no Mercado Competitivo
IDG Now! 03/04/2009   
REF: Setor TI

O dado é parte de um estudo que analisou, entre 2003 e 2006, o setor nacional pelo lado da oferta...
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EMPRESA LANÇA PRIMEIRO CELULAR COM TV ANALÓGICA HOMOLOGADO PELA ANATEL Conteúdo exclusivo para assinantes e usuários cadastrados no Mercado Competitivo
Teletime 08/04/2009   
REF: Convergência Digital - Telefonia Móvel

Com a pretensão de tornar o celular com acesso à TV o radinho de pilha do século XXI, a EUTV anunciou no dia 8 de abril, o início de suas operações no País...
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PORTABILIDADE PLENA COMPLETA 1 MÊS COM QUASE 1 MILHÃO DE PEDIDOS
Teletime 03/04/2009   
REF: Leis & Mercado

A implantação da portabilidade numérica em todo o país acaba de completar um mês e soma quase 1 milhão de solicitações de migração de operadora com manutenção do número de telefone. O dado é da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), que atualizou as informações pela última vez na meia-noite da quinta-feira. Segundo a associação, das 936.096 solicitações, 628.685 (67,1%) pedidos tiveram o processo de portabilidade concluído.
 
Sob o gerenciamento da ABR Telecom, a implantação da portabilidade numérica no país foi disponibilizada gradativamente entre 1º de setembro de 2008 e 2 de março de 2009, data em que os últimos cinco DDDs passaram a ter acesso à possibilidade de migração de operadora sem a troca do número do telefone.
 
Migração Móvel
 
Das 936.096 solicitações, 616.083 (66%) foram originadas por usuários de telefones móveis e 320.013 (34%) de telefones fixos. Entre os usuários já beneficiados pela portabilidade, 427.275 (68%) se referem a números de telefones de usuários de serviço móvel e 201.410 (32%) do serviço fixo que somam os 628.685 pedidos já concluídos. Esses dados datam desde 1 de setembro, quando a portabilidade começou a ser implantada no País.
 
Eficiência do processo
 
Também foi aferida pela ABR Telecom a eficiência do processo de portabilidade, ou seja, o índice de pedidos realizados que estão em acordo com a solicitação do cliente. Esse índice foi de 92% no primeiro mês de portabilidade plena, ou seja, no período que vai de 2 de março a 2 de abril. Apenas 8% dos pedidos realizados no período não foram atendidos. Incluem-se entre as principais causas desse índice a inconsistência de dados cadastrais fornecidos pelo usuário. Considerando todo o período de existência da portabilidade numérica no Brasil, de 1º de setembro de 2008 a 02 de abril de 2009, a eficiência média do processo foi de 89,4%.

"CÉREBRO ELETRÔNICO" ESTREOU NO BRASIL EM 1962Conteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo
Valor Econômico 08/04/2009   
REF: História da Tecnologia

Em 1962, o banco Bradesco tornou-se uma das primeiras empresas brasileiras a adotar a máquina que a IBM passaria a chamar de mainframe dois anos mais tarde...
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DINOSSAURO DA TI, MAINFRAME CHEGA À ERA DA VIRTUALIZAÇÃOConteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo
Valor Econômico 08/04/2009   
REF: Empresas Hardware - História da Tecnologia

Em dezembro de 2007, um grupo de funcionários da Universidade de Manitoba, no Canadá, se reuniu para participar do funeral de um antigo colaborador da instituição. Depois de mais de quatro décadas...
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PESOS-PESADOS SE UNEM A AÇÃO CONTRA MICROSOFT NA EUROPAConteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo
Financial Times - Inglaterra 16/04/2009    
REF: Mercado Europa - Leis & Mercado

Um grupo de companhias de tecnologia liderado pela IBM, Nokia e Oracle, uniu-se a uma ação antitruste movida pela Comissão Europeia contra a Microsoft ...
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CARROS SEM FIOS.Conteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo
Business Week - EUA 14/04/2009   
REF: Inovação - Setor Automobilística - Mercado EUA

Os fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia estão somando uma ordem crescente de informação e dispositivos de entretenimento de modo a oferecer conectividade total aos veículos...
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ORACLE COMPRARÁ SUN POR US$ 7,4 BIConteúdo exclusivo para assinantes do Mercado Competitivo
Bloomberg - EUA 21/04/2009   
REF: Fusões & Aquisições - Empresas Hardware

Negócio é anunciado após a IBM ter desistido de adquirir a empresa rival...
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MICROSOFT E YAHOO MANTÊM NEGOCIAÇÃO
Reuters 17/04/2009   
REF: Empresas Pontocom - Fusões & aquisições

Os presidentes executivos da Microsoft e do Yahoo se encontraram há duas semanas para discutir potenciais parcerias entre as operações voltadas para a publicidade e ferramentas de busca, publicou o blog de tecnologia All Things Digital.
 
Conversas têm ocorrido entre executivos das empresas, afirmou o blog, incluindo discussões sobre a possibilidade de a Microsoft controlar os negócios de busca de campanhas publicitárias do Yahoo, e também para que a Yahoo junte-se à Microsoft e comande o desenvolvimento de operações publicitárias das duas companhias.
 
Expectativas de que as duas gigantes do setor de tecnologia entrem em negociações a respeito da ferramenta de busca do Yahoo têm crescido desde que a nova presidente-executiva do Yahoo, Carol Bartz, demonstrou interesse em janeiro.Ela substituiu o co-fundador da empresa, Jerry Yang, que rebateu a proposta da Microsoft para comprar o Yahoo no ano passado por US$ 47,5 bilhões, o que azedou as relações entre as duas empresas.

 

*Todas as notícias aqui apresentadas são extraídos das fontes citadas em cada matéria,
cabendo as fontes apresentadas o crédito pelas mesmas.

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